terça-feira, 26 de março de 2013

Fatores que levam à evolução

Um dos fatores que pode provocar a evolução de uma espécie é uma mutação genética. Por exemplo: suponhamos que numa população de baratas, nasça uma resistente a um inseticida. Se for colocado esse inseticida no ambiente, todas as baratas morrerão, menos aquela que se tornou resistente. Ela se reproduzirá e gerará uma nova população de baratas resistentes ao inseticida. Esse processo, de uma característica mutante vantajosa ser herdado pelas gerações seguintes e as desvantajosas não, é denominado seleção natural. Observação: uma espécie pode sofrer uma demutação aparentemente boa, mas que não lha traga nenhum benefício real. Se no caso das baratas citado acima, por exemplo, as baratas nunca forem expostas àquele inseticida, a barata resistente não terá nenhuma vantagem sobre as outras.
Outro fator que pode provocar a evolução da espécie é o isolamento geográfico. Quando uma população é dividida e separada por uma barreira geográfica, a mutação, a seleção natural e outros fatores podem atuar de maneiras diferentes nelas, e com isso, pode haver o surgimento de duas populações diferentes. Se isso durar tempo suficiente, podemos chegar a um ponto no qual o cruzamento entre essas duas populações, mesmo com o desaparecimento da barreira geográfica,  não será mais  possível devido a essas diferenças genéticas entre elas. Nesse caso, dizemos, que houve um isolamento reprodutivo e que há duas espécies diferentes.
Chama-se cladogênese o conjunto de processos que causam a especiação, o seja, a separação de uma população em duas e a formação de duas novas espécies a partir destas. O isolamento geográfico é um exemplo de processo cladogenético.
Já a anagênese é a formação de uma nova espécie simplesmente através de um conjunto de mudanças de uma determinada espécie. A mutação é um exemplo de processo anagenético.

Nenhum comentário:

Postar um comentário