quarta-feira, 27 de março de 2013

Curiosidades - Algas

  Algumas curiosidades sobre os tipos de algas:

  Euglenófitas – sendo considerado o grupo mais primitivo de algas, as euglenófitas são unicelulares e em torno de um terço delas são autotróficas. Essas células apresentam uma mancha ocular, a qual permite que elas se orientem em direção a luz, o que é fundamental para a fotossíntese.
  Bacilariófitas – são muito usadas para a produção de filtros, principalmente para a indústria do açúcar. Desse tipo de alga também pode ser feitas substancias para polimento de prata e também eram usados na fabricação de pasta de dente, como aditivos para a tinta e como isolantes para fornos de fundição.
  Dinoflagelados – os dinoflagelados são um dos grupos mais abundantes no plâncton marinho, sendo em sua maioria autotróficos. Em condições favoráveis podem fazer as chamadas marés vermelhas, que nada mais são que uma quantidade imensa de toxinas produzidas por essas algas que causam a morte em massa de outras espécies marinhas. Alguns dinoflagelados podem produzir florescimentos tóxicos.
  Clorofíceas – também chamadas de algas verdes, as clorofíceas podem ser unicelulares ou pluricelulares. Geralmente vivem na água, mas também podem vier no solo ou rochas úmidas, neve, gelo, dentro de seres vivos ou junto a fungos, formando liquens. A reprodução dessas algas pode ser sexuadas, assexuada ou os dois alternadamente.
  Feofíceas – geralmente marinhas, as feofíceas ou algas pardas são pluricelulares. Dominante nas aguas frias, dessas algas é extraído o açúcar usado na indústria farmacêutica.
  Rodofíceas – das, aproximadamente, 6000 espécies, apenas 5 ou 6 rodofíceas, ou algas vermelhas, são de água doce, sendo a maioria marinha. Normalmente essas algas são pluricelulares e crescem em rochas. As algas vermelhas coralinas tem um depósito de carbonato de cálcio nas paredes celulares, o qual as torna muito resistentes e pouco flexíveis. Por poderem formar grandes recifes de corais, são muito abundantes e importantes ecologicamente.

2 comentários: