terça-feira, 26 de março de 2013

Resumo - Algas

As algas podem ser unicelulares e pluricelulares, vivem em água doce, salgada ou até em terra firme, fazem fotossíntese sendo as grandes produtoras de oxigênio do mundo, possuem cloroplastos com clorofila e sua reprodução é assexuada por divisão binária e em alguns casos sexuada. As algas microscópicas fazem parte de um grupo que flutua sobre a superfície da água, são chamados de Plâncton, e formam o fitoplâncton.

Diferentes grupos de algas:

Euglenófitas: Possuem flagelos, vacúolo contrátil, e nos cloroplastos, há clorofilas a e b. Possuem também Carotenoides, que são pigmentos que auxiliam na captura da energia da luz.

Bacilariófitas: Possuem clorofilas a e c, carotenoides e outros pigmentos que lhes conferem a cor dourada. Armazenam crisolaminarina e óleos. A reprodução pode ser assexuada por bipartição, ou sexuada, com produção de gametas.
Diatomáceas são um exemplo de Bacilarófitas.

Dinoflagelados: Apresentam dois sulcos em forma de cinta, cada um com um flagelo. São portadoras de clorofilas a e c, carotenos e armazenam óleos e amidos. Algumas algas como as Noctiluca apresentam bioluminescência, que transforma a energia química em luz. A reprodução ocorre por divisão binária.

Algas Verdes ou clorofíceas: Nessas algas a cor verde predomina sobre a de outros pigmentos, elas possuem clorofilas a e b, pigmentos carotenoides, parede celular de sacarose e reserva de amido. Podem ser unicelulares móveis(com flagelos), imóveis, coloniais ou de vida livre e pluricelulares de vários tamanhos e formas. São mais frequentes em água doce e salgada.

Algas pardas ou feofíceas: Essas algas são marinhas, macroscópicas, pluricelulares e possuem clorofila a e c associados a carotenoides, principalmente a fucoxantina que da a característica marrom.

Algas vermelhas ou Rodofíceas: Possuem pigmentos carotenoides, clorofila a, ficoeritrina e ficobilina (responsável por sua cor vermelha). A maior parte é pluricelular, podendo variar de tamanho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário