terça-feira, 23 de abril de 2013

Basidiomicetos


Alguns termos que devem ser conhecidos antes deste estudo:

Hifa – célula comprida, semi-dividida, geralmente com vários núcleos.


Basidiósporo- esporo produzido por basidiomicetos.

Micélio – conjunto de hifas.




Célula dicariótica – célula com duas cariotecas (dois núcleos)

Fibulação – processo de divisão celular onde, em um hifa, as semi-divisões se fecham completamente, separando os núcleos e formando novas células.

Copulação – no caso abaixo, a copulação seria apenas os núcleos habitando a mesma célula, não ocorrendo a fecundação (junção dos núcleos, troca de material genético)


Características Gerais:

São os fungos mais conhecidos, tendo uma parte de seu corpo (basidiocarpo) para fora da terra formando os famosos cogumelos.



Esses fungos podem ser comestíveis (como o champignon), venenosos ou até alucinógenos. Alguns basidiomicetos atacam vegetais, outros são parasitas de animais e plantas. Além disso, esses fungos são usados na agropecuária e no controle de pragas nas plantações, e também são usados há anos na produção de medicamentos.


Reprodução:

  Começado o ciclo de vida dos basidiomicetos pela reprodução, podendo ser sexuada ou assexuada.
- a reprodução assexuada pode ser feita por esporos ou partes de um micélio, separado do resto, que germinam e formam novos organismos.
            - a reprodução sexuada pode ocorrer através da copulação entre duas hifas ou um basidiósporo e uma hifa. Depois da copulação é formada uma célula dicariótica, que forma outras células dicarióticas através da fibulação. Depois de crescer deste modo, os núcleos contidos na célula dicariótica irão se fecundar e após tornarem-se um só, fazem meiose, formando mais basidiósporos.

Um comentário:

  1. como em tudo que existe na natureza, o entendimento do papel dos fungos é importante para manutenção dos ecossistemas, este artigo que explica sobre a fibulação é muito bom, pois trata-se de um termo desconhecido. seria bom que fossem publicados mais artigos desse tipo. a comunidade acadêmica agradece.

    ResponderExcluir